O Magic nos desafia com uma variedade de problemas. Resolver alguns exige um entendimento profundo do formato e domínio do jogo. Desculpe, mas não posso te ajudar com esses problemas.
No entanto, posso compartilhar técnicas que podem evitar que qualquer um tropece nos erros simples que afligem todos os jogadores de Magic, não importa o quão experientes sejam.
No Pro Tour Khans of Tarkir, Masashi Oiso achou que tinha uma jogada vencedora. O que ele realmente tinha era uma violação de regras do jogo. Ele havia esquecido que tinha jogado uma Forest com Courser of Kruphix anteriormente naquele turno e não podia baixar outro terreno — Nykthos, Shrine to Nyx.
Problema: Já baixei um Terreno?
Se até mesmo um jogador profissional pode perder a conta de terrenos jogados, não deveríamos nos sentir tão envergonhados com nossa própria incerteza.
Qualquer técnica que usemos para evitar problemas semelhantes não é sinal de fraqueza mental, mas sim de dedicação ao jogo. Desenvolvi um método para saber se joguei um terreno em um piscar de olhos. Tudo o que precisa é olhar para o problema de um ângulo diferente.
Solução: Técnica do Terreno de Cabeça para Baixo
Ao jogar meu terreno de cabeça para baixo, sempre ficará claro se já fiz a jogada de terreno. O Pântano recém-explorado na imagem pode parecer estranho, mas lembre-se de que está do lado certo para alguém: meu oponente. Durante a minha próxima etapa de desvirar, viro o terreno para o lado certo.
Isso exige prática, mas logo colocar terrenos em jogo de cabeça para baixo se torna memória muscular. Virá-los na etapa de desvirar é ainda mais natural. Faço meus oponentes coçarem a cabeça com esse método há dois anos, mas é melhor eles do que eu.
A técnica do terreno de cabeça para baixo ajuda ainda mais quando estamos lutando com terrenos que viram criaturas. Posso planejar atacar com minhas duas cópias de Inkmoth Nexus, mas, não, isso é impossível. Uma delas claramente estaria com enjoo de invocação.
Agora, se ao menos eu pudesse virar os terrenos corretos na ordem certa. Nada provoca um rubor no corpo inteiro mais rápido do que deixar os terrenos errados desvirados para conjurar o restante das minhas mágicas em um turno.
Problema: Deixar Terrenos Errados Desvirados
Bem, isso é embaraçoso. Não deixei nenhum terreno que produza mana verde desvirado para conjurar meu Sultai Charm. Os nagas vão me jogar nas fossas de crocodilos com certeza, a menos que eu melhore minhas habilidades de planejamento. Preciso planejar meu turno com antecedência — isso é claro — mas posso aumentar minhas chances de não desagradar Sidisi organizando meus terrenos por cor e complexidade (mono ou multi).
Solução: Organize os Terrenos (e Planeje com Antecedência)
Organizo meus terrenos básicos por tipo, com os não básicos atrás deles. Esta técnica me incentiva a usar os básicos mais próximos de mim primeiro. Virar os terrenos de baixo para cima deixará o maior número possível de terrenos multi desvirados e, no mínimo, ameaçará uma maior variedade de truques.
Finalmente, posso conjurar meu Sultai Charm. Espera, joguei um terreno neste turno? Ah, isso é tão claro quanto um céu de cabeça para baixo. Joguei uma Ilha. Cometer um erro relacionado a terrenos muitas vezes pode levar a perder um jogo apertado alguns turnos depois, mas alguns deslizes podem trazer morte instantânea.
Problema: Esquecer habilidades desencadeadas na Manutenção
O membro do Hall da Fama, Kenji Tsumura, é famoso por salvar seus oponentes de quebrarem seus Slaughter Pact e morrerem.
Kenji é uma pessoa melhor do que eu. Acredito que lembrar das habilidades desencadeadas na manutenção é apenas uma das formas como o Magic testa os jogadores, e não tenho problema em permitir que meus oponentes se autossabotem. Kenji, no entanto, colocaria até um dado no deck do oponente. Quando ele não está por perto, temos que estender a mesma cortesia a nós mesmos.
Solução: Dado em cima do deck
Aqui, tive quatro habilidades desencadeando na manutenção, então coloquei um dado indicando o número em cima do meu deck. Nem todos os decks abusam dessa habilidade tão rigorosamente quanto este deck competitivo de Fungos, mas a prática se mostrou muito útil durante o Modern Masters Draft, que frequentemente apresentava múltiplos efeitos de manutenção para lembrar.
Mas nem todos os efeitos desencadeados são tão educados a ponto de ocorrerem durante a manutenção. Ainda tremo ao pensar em todas as vezes que perdi as habilidades desencadeadas do Lobber Crew ou Young Pyromancer.
Problema: Esquecer Habilidades Desencadeadas
Existe uma técnica para ajudar a lembrar das habilidades desencadeadas que ocorrem fora da manutenção? Praticar com Young Pyromancer ajudaria a construir o hábito de colocar o efeito na pilha.
No Modern, alguém jogando um deck de Delver provavelmente se lembrará do desencadeador do Young Pyromancer, embora o jogo possa ser perdido se for esquecido. No Limitado, quando não estou jogando as mesmas cartas com consistência, acho um desafio lembrar de todos os desencadeadores.
A solução aqui não é tão elegante, mas não me importo com isso se me fizer vencer mais jogos.
Solução: Dados Perto dos Terrenos
Ao colocar o dado próximo aos meus terrenos, é provável que eu o veja enquanto os viro para gerar mana. Então me lembrarei de que três habilidades irão se desencadear se eu jogar um Lightning Bolt.
Observe que colocar o dado em cima dos terrenos estaria errado. Isso indicaria que o terreno havia ganhado algum tipo de marcador (como um marcador de destino extraviado de uma Oblivion Stone). Os juízes aceitaram meus dados auxiliares, contanto que eu seja claro sobre o que eles estão representando.
Neste cenário, antes de colocar o Lightning Bolt no cemitério, eu invocaria algumas fichas de Elemental. Também poderia optar por colocar um dado ao lado (não em cima) da Monastery Swiftspear. Isso indicaria quantas vezes ela recebeu +1/+1 durante o turno.
Como conjurei duas mágicas, a Monastery Swiftspear tem +2/+2. O dado abaixo dela indica isso.
Devo dizer, no entanto, que essa última técnica não é algo que eu usaria. Prefiro manter o aumento de status em mente, em vez de representá-lo no jogo. O desencadeador não é considerado perdido até que o Monge cause ou receba dano.
Nesse ponto, posso calcular os status da Monastery Swiftspear e potencialmente surpreender um oponente que possa ter esquecido de pensar no desencadeador.
Note também que tenho fichas de Elemental verdadeiras, em vez de dados, para indicar criaturas. Faço questão de coletar as fichas necessárias para o formato em que estou jogando porque evito erros de jogo quando o campo de batalha está corretamente representado. Uma vez, em um Pro Tour Qualifier, meu oponente jogou um dado de vinte lados depois de conjurar Army of the Damned.
O que eu poderia fazer? Ele tinha treze bloqueadores. Eu não tinha atacantes com voar e não poderia atravessar sua horda de zumbis antes que ele me devorasse pelo cérebro no turno seguinte.
Como Army of the Damned era uma mítica rara, eu tinha esquecido que ela coloca os zumbis em jogo virados. Se eu tivesse tomado o tempo de usar uma ficha real, teria visto que meu oponente não tinha bloqueadores. Meus Charmbreaker Devils poderiam ter passado pelos seus zumbis antes que eles emergissem da cova.
Problema: Esquecer Atributos de Fichas
Solução: Sério, Use a Ficha Real
Este é uma tradução do conteúdo original: Foolproof Magic