O Commander 2×2 segue todas as regras tradicionais do Commander, com exceção das seguintes alterações, feitas para equilibrar o formato e habilitar o maior número de estratégias possíveis:
Os pontos de vida do formato são compartilhados. Cada jogador sofre dano individualmente, e esse dano é refletido nos pontos de vida da dupla (inicialmente 40).
[Davros, Dalek Creator, por exemplo, só irá desencadear para jogadores que sofreram dano diretamente, ou seja, bater 3 em um jogador fará com que somente aquele jogador tenha que escolher]
Não existe free mulligan.
Para formar sua dupla da rodada, sente a mesa 1 e 2 do torneio com os 4 jogadores. As duplas serão formadas entre o jogador cujo nome aparece primeiro na mesa 1 e o jogador cujo nome aparece primeiro na mesa 2.
Esses jogadores devem sentar em cantos opostos da mesa. Dessa forma, a ordem dos turnos será A1 – B1 – A2 – B2. Depois repita esse processo para todas as mesas.
No caso do número de jogadores não ser múltiplo de 4, poderá haver uma mesa jogando 1×1 (20 de vida, melhor de 3) e/ou 1 jogador com Bye.
O dano de comandante é aumentado para 22, porém contará o dano dos dois comandantes (ou mais! ) da dupla, e o dano só precisa ser causado na outra dupla.
[Exemplo: João está jogando com seu Tymna the Weaver e Kraum, Opus de Ludevic, e sua dupla é Natália jogando de Ghalta, Primal Hunger. Natália atacou com a Ghalta 1 vez, causando 12 de dano na dupla adversária, e o Kraum de João atacou duas vezes. Dessa forma, a outra dupla já tomou 20 pontos de dano de comandante, e se tomar mais 2 pontos de dano, seja da Tymna, do Kraum ou da Ghalta, eles perderão o jogo].
Infect funciona de forma similar – cada jogador tem seus marcadores de veneno, porém o jogo acaba quando a dupla tem 12 ou mais marcadores de veneno. Se você quiser proliferar, não esqueça de colocar o primeiro marcador de veneno em cada oponente. 😉
O seu parceiro conta como um aliado. Ele é um jogador a parte (para todos os efeitos que contam a quantidade de jogadores, como Sangue dos Inocentes), mas ele não é um oponente (desculpe Estudo Rístico e Dízimo Sufocante).
Preste atenção, porque algumas cartas acabam não fazendo sentido nesse formato! Solitary Confinement / Teferi’s Protection não impedem que seu parceiro perca vida (e, consequentemente, você!), e Propaganda também não impede que seu parceiro seja atacado. Por outro lado, Purphoros, God of the Forge causará 4 pontos de dano aos seus oponentes para cada criatura que entrar no campo de batalha.
Infelizmente, tendo algumas regras próprias, eventualmente encontramos algumas inconsistências em interações que são tratadas caso a caso.
A autoridade para essas situações é da equipe da Bazar de Bagdá (que discute as alternativas com os jogadores criadores do formato). Caso você tenha alguma dúvida, não deixe de questionar!