Saudações, duelistas!

Final de março é dia de anunciar banimentos! A próxima rodada de bans será divulgada no dia 30/06!

Sobre o banimento do Edgar Markov

Eminência é uma habilidade errada para formatos competitivos. Tanto Arahbo, Roar of the World quanto Inalla, Archmage Ritualist já foram discutidos e testados, mas seus decks nunca foram predominantes. O mesmo não pode ser dito de Edgar Markov, que mais do que um Winrate muito alto, possui uma estratégia extremamente linear, consistente, e difícil de ser combatida. Infelizmente sua presença não pode ser tolerada no formato, mas estamos atentos com a possibilidade disso aumentar a popularidade dos decks midrange.

Sobre o desbanimento do Time Sieve

Em 2023, Time Sieve foi banida, e isso causou grande alívio no formato. Na época, os decks de Tivit abusavam do seu 2-card combo e isso oferecia uma forma muito consistente e simples de fechar o jogo. Nesse período o meta passou por várias mudanças, tanto de novas cartas aparecendo, estratégias eficazes contra decks de controle aparecendo e inclusive o ban de alguns aceleradores, em especial Jeweled Lotus. Estamos cientes que o deck era um dos bicho-papões do formato, e que esse unban pode ser incorreto, porém foi vontade da comunidade que uma nova chance fosse dada para nossa chave.

Outras votações que estiveram em pauta

Temos duas votações que tiveram maioria simples, mas não tiveram sua aprovação (mínimo de 66%). Dockside Extortionist poderia ter sido desbanido (e sua eficácia sempre foi fraca em um formato com apenas 2 jogadores ao invés de 3), e a contagem de venenos poderia diminuir de 12 para 11. Acreditamos que nenhuma das duas opções trariam mudanças significativas ao formato, mas essa discussão deve ser retomada no mês de Junho.

Outras opções notáveis foram a discussão do ban de Kroxa, Titan of Death’s Hunger (considerado “o melhor deck justo do formato”, e sem dúvidas um dos que mais tem presença no formato), mudanças no ban de Underworld Breach(mexendo com outros itens, como Intuition/Brain Freeze/Lion’s Eye Diamond de forma casada) ou a presença de The One Ring no formato (sem dúvidas uma das cartas mais poderosas do nosso formato, e presente em praticamente todos os decks).

Nenhuma dessas opções teve sequer maioria simples. É importante que a comunidade dialogue sobre essas cartas para que possamos decidir como será o futuro do nosso formato.

Os resultados completos da votação podem ser vistos aqui.

Bom jogo e voltamos 30/06/2025!

– Assinado: Jooji Sugahara